segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O QUE É O ESPÍRITO DO MUNDO?



O QUE É O ESPÍRITO DO MUNDO? 


Para responder corretamente a essa pergunta, em primeiro lugar teremos de fazer a diferença entre duas palavras gregas que são traduzidas por Mundo. Quando aparece no texto grego a palavra “Kosmos,” se  está referindo ao planeta terra com tudo o que ele comporta inclusive a humanidade. Quando aparece a palavra “Aión” se refere ao sistema de vida que o homem afastado do seu Criador criou através dos séculos, algumas traduções vertem “Aión” por sistemas de coisas. É o caso da VB (Versão Brasileira de 1947), da IPB (Instituto do Pontifício Bíblico) e da NM (Tradução do Novo Mundo).  Espírito do mundo se define como: Força de impulsão que anima a sociedade humana daqueles que não servem a Deus e que os levam a falar e a agir de um modo característico. Quando manifestam tal espírito do mundo têm fundamentalmente uma atitude, um modo de agir e objetivos que correspondem aos do presente mundo do qual Satanás o Diabo é o chefe e o deus. Vejamos o que nos diz 1 João 5:19: Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno. Leiamos também 2 Coríntios 4:3,4: Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste mundo cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
O Diabo não é um bicho vermelho com cascos, chifres e rabo como o pintam alguns pintores católicos. Mas antes é um Espírito Invisível, Poderoso, capaz de governar o mundo, ou seja o sistema de vida neste planeta  que ele mesmo criou e controla.   Como vimos no texto de 2 Coríntios, o objetivo dele é manter a humanidade longe da glória do evangelho do Cristo que é a imagem de Deus. Satanás não suporta que as pessoas abandonem o seu sistema condenado a ser destruído e abracem a Salvação por Cristo. Sabendo que em breve o julgamento divino será sobre ele, ele quer que o máximo de humanos estejam do seu lado no dia do Juízo. Para conseguir isso ele espalhou o chamado espírito do mundo que se caracteriza da seguinte forma: Agir sempre à sua maneira; Reagir com orgulho; Se rebelar contra a autoridade; Dar na vida livre curso aos desejos da carne decaída; Usar uma linguagem grosseira e usar de violência; Basear suas esperanças no homem e dar ao homem o culto que deve ser dado a Deus. Mas muito especialmente o modo como o mundo considera as coisas materiais. Como o mundo considera a importância do seu EU (Ego). Para entendermos isso leiamos 1 João 2:15-17:
Porque tudo o que há no mundo, o desejo da carne, o desejo dos olhos e a ostentação dos meios de vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e também o seu desejo; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.
O desejo da carne, o desejo dos olhos e a ostentação dos meios de vida da pessoa, são coisas que o Diabo usa para manter a pessoa no seu mundo. Foram as três coisas que ele usou para tentar Jesus logo depois do seu batismo. Leiamos Mateus 4:1-10:
Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome.(desejo da carne) Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães. Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, (desejo dos olhos). para que nunca tropeces em alguma pedra  Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles;(Ostentação dos meios de vida da pessoa) e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Como vimos o Filho de Deus Jesus Cristo resistiu ao Diabo e ao seu espírito citando a Escrituras, deixando o exemplo para nós seus seguidores fazermos o mesmo. No entanto atualmente tal espírito do mundo está entrando sorrateiramente nas igrejas chamadas cristãs.
 Por isso em vez de cedermos ao espírito do mundo cultivemos na nossa vida os nove frutos do Espírito de Deus -  Leiamos Gálatas 5:22,23: Mas os frutos do Espírito são: amor, alegria, paz, longanimidade,  benignidade, bondade, fé, brandura e domínio próprio; contra estas coisas não há lei.
Produzir tais frutos na nossa vida é a melhor maneira de resistir não só ao espírito do mundo como àquele que criou tal espírito, Satanás o Diabo. Uma vida em sujeição a Deus é o melhor modo de lhes resistir.
Tiago 4:7 diz: Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.

Compilação e conclusões de Victor Alexandre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário