sexta-feira, 5 de outubro de 2012

DEVE SE CHAMAR IGREJA, OU CASA DE ORAÇÃO?





 DEVE SE CHAMAR IGREJA, OU CASA DE ORAÇÃO? 




Desde o tempo de Moisés a nação de Israel era chamada de congregação que quer dizer pessoas congregadas em assembléia. Ainda estavam no Egito quando Deus deu instruções para a imolação do cordeiro e a ceia da páscoa conforme relata Êxodo 12:6: ... e toda a assembléia da congregação de Israel... (em grego ecclésia)
Mais tarde no caminho para a terra prometida foi construído um tabernáculo ao redor do qual Israel se congregava para prestar culto e fazer orações ao Verdadeiro Deus. Cinco séculos depois o Rei Salomão edificou um majestoso Templo e na oração de dedicação dessa gloriosa casa ele falou que seria uma casa de oração não só para os habitantes de Jerusalém, mas também para o servo de Deus que se encontrasse em qualquer lugar da Terra. Bastava se colocar em direção da Casa e orar que Deus certamente ouviria sua oração. - 1 Reis todo o capítulo 8. Mais tarde na grande profecia de Isaías relativa ao restabelecimento da adoração pura após o exílio babilônico está escrito: DIZ O SENHOR DEUS: A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. - Isaías 56:7
No tempo de Esdras e Neemias o templo de Jerusalém continuava sendo o local onde multidões congregadas vinham para prestar adoração ao verdadeiro Deus.
Mesmo séculos mais tarde quando apareceu o Messias ou Cristo, esse templo ainda era a Casa de Oração que Deus aprovava. Quando Jesus inspecionou o templo e viu o que se fazia ali disse: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores. - Mateus 21:13.
Devido à nação judaica ter rejeitado o Messias aquele templo seria destruído e não haveria mais um local específico para a adoração ao Deus Verdadeiro. Em verdade vos digo que não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. - Mateus 24:1, 2.
Esta profecia de Jesus se cumpriu no ano 70 E.C. quando os exércitos romanos comandados pelo general Tito destruíram e queimaram o templo e a cidade de Jerusalém. Um milhão e cem mil judeus foram mortos e noventa e sete mil foram levados cativos para todas as nações.
 Entretanto o Cristianismo se desenvolvia por todo o império romano devido ao trabalho árduo de evangelização realizado pelos apóstolos e discípulos de Jesus e pequenas congregações ou comunidades de cristãos foram organizadas, mas não havia um local específico para se congregarem. Podia ser numa feira, numa escola ou na casa dum cristão fiel. - Atos 19:9; Romanos 16:5.
Dado que na época se falava grego a palavra grega para congregação ou assembléia era:
Ecclesia. A partir do ano 325 E.C. e do célebre Concílio de Nicéia em que o Imperador Constantino o Grande (que não era cristão batizado)  fundou a Igreja Católica Romana, as congregações locais passaram a ser chamadas de igrejas, bem como os edifícios usados para se congregarem. Com a chamada Reforma Protestante de Martinho Lutero o hábito antibíblico de chamar igreja ao local de culto, continuou até aos nossos dias. Com o passar dos séculos, tanto nos países católicos / ortodoxos, como evangélicos, grandiosos edifícios foram construídos, tais como Igrejas, Catedrais, Basílicas etc. No entanto para se prestar culto a Deus não se precisam tais construções. Se nos congregarmos na nossa casa com alguns amigos e irmãos em Cristo para ler, estudar, meditar sobre as Escrituras Sagradas e orar com verdadeira fé com certeza Deus o Pai aprovará. E até o Filho estará presente. Duvida? Então leia na sua Bíblia o que o próprio Jesus disse: Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. - Mateus 18:20.
Por tudo isso é mais apropriado chamar o local onde as pessoas se congregam para adorar a Deus de Casa de Oração do que de Igreja.

Compilação e conclusões de Victor Alexandre!

Um comentário:

  1. Querida amiga e poetisa!
    Seu blog é belíssimo e de excelente conteúdo. Adorei as suas explicações bíblicas. Foram oportunas. Meus parabéns!

    Beijos de luz !!!

    Poeta Cigano - 07/10/2012

    http://carlosrimolo.blogspot.com

    ResponderExcluir