segunda-feira, 26 de março de 2012

QUE NOME NÓS DEVEMOS SANTIFICAR SEGUNDO A ORAÇÃO DO PAI - NOSSO? - Mat. 6:9,10



QUE NOME NÓS DEVEMOS SANTIFICAR SEGUNDO A ORAÇÃO DO PAI - NOSSO? - Mat. 6:9,10

Para muitos crentes o nome que se deve santificar é JESUS. No entanto, segundo a oração do Pai-Nosso conforme ensinada pelo próprio Jesus e registrada em Mateus 6:9-12, não é o nome do Filho, mas sim o do Pai que deve ser santificado. Confira: Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje;e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal.
Na oração que Jesus dirigiu ao Pai conforme registrada em João 17:6, 25 e 26 ele mostrou a importância no nome do Pai: Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus, e tu mos deste; e guardaram a tua palavra.
Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheço; e eles conheceram que tu me enviaste; e eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer ainda; para que haja neles aquele amor com que me amaste, e também eu em união com eles.
Devido a que os escribas judeus, durante os 200 anos antes da vinda de Jesus, por superstição achando que o nome de Deus era sagrado demais para ser lido pelo povo pecador substituíram o tetragrama hebraico ou seja as 4 letras hebraicas יהוה (iode, hê, vau, hê) que designam o nome divino, por Adonai = Senhor, ou Elohim = Deus.
No entanto, Senhor e Deus são títulos e não nomes.  Como a situação nos dias de Jesus era o não conhecimento do nome divino, Jesus o Messias ou Cristo sentiu a obrigação de não só dar a conhecer o nome do Seu Pai, como também de exortar seus discípulos a santificarem o nome do Pai. Infelizmente após a morte dos apóstolos, novamente o Nome Divino caiu no esquecimento. Os tradutores continuaram fazendo como os escribas judeus, substituindo o nome de Deus por Senhor ou Deus.   Ainda assim, as quatro letras hebraicas יהוה (iode, he, vau, he) que correspondem às letras JHVH ou YHWH, são traduzidas JEOVÁ em muitas traduções das Escrituras. Na versão de João Ferreira de Almeida - Revista e Corrigida aparece em textos tais como Êxodo 6:3
(nota ao pé da página), Salmo 83:18, Jeremias 1:6, Ezequiel 38:3, 10 e
ainda em outros capítulos de Ezequiel.  A versão Gospel - Digital usa o nome divino só em Êxodo 6:2, 3; confira: Falou mais Deus a Moisés, e disse-lhe: Eu sou Jeová.
Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome Jeová, não lhes fui conhecido.
A Versão Brasileira de 1947 restabelece Jeová em todos os lugares onde aparece o tetragrama e isto mais de 7.000 vezes, tanto nas Escrituras Hebraicas como nas Escrituras Gregas. Os tradutores da Versão Brasileira deram-se conta de que o nome de Deus que significa: MOSTRAREI SER O QUE EU MOSTRAR SER (Eu Sou o que Sou em outras versões) é o nome eterno do Altíssimo Deus.
Leiamos Êxodo 3:13-15: Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Respondeu Deus a Moisés:
MOSTRAREI SER O QUE EU MOSTRAR SER. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: MOSTRAREI SER me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Jeová, o Deus de vossos antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome por tempo indefinido, e este é o meu memorial de geração em geração. - Versão Brasileira 1947.
Infelizmente a tendência atual é não usar o Nome do Pai e temos alguns exemplos disso: A Versão João Ferreira de Almeida - Revista e Atualizada, não usa nem uma só vez o nome Jeová. Em vez do nome JEOVÁ, tem SENHOR em maiúsculas e isto só nas Escrituras Hebraicas. Surge uma pergunta: Sendo a Versão Brasileira uma versão mais recente das Escrituras, que restabelece o nome Divino em todos os lugares onde ele aparece nos manuscritos mais antigos, e que também torna muito
mais fácil o entendimento de certas passagens, porque as Sociedades Bíblicas Brasileiras não a comercializam? Terão receio de que o povo aprenda a verdade sobre o Nome de Deus? Seguem comercializando a Versão Almeida que data de 1617 E.C.
Ora Deus disse a Moisés que: ... este é o meu nome por tempo indefinido, e este é o meu memorial de geração em geração. Portanto a geração atual não dá nenhuma importância ao nome de Deus, o Pai de Jesus. Como Jeová Deus deve estar indignado com os homens que se intitulam seus servos, mas que não santificam o nome mais inefável que existe: JEOVÁ, O NOME DO ALTÍSSIMO DEUS!
Veja Isaias 42:8: Eu sou Jeová; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas.(VB 1947)
Ainda mais grave: Muitos homens que se dizem cristãos, pela sua conduta mundana têm profanado o nome do Divino Deus. Por isso Ele mesmo em breve se dará a conhecer e santificará seu nome de modo assustador: Veja os capítulos 38 e 39 de  Ezequiel em especial o capítulo 38 versículo 23 que diz:
E eu hei de magnificar-me e me santificar e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações; e terão de saber que eu sou Jeová.
E também o capítulo 36, versículo 23 do mesmo livro de Ezequiel diz:
...e eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; e as nações saberão que eu sou Jeová, diz Jeová Deus, quando eu for santificado aos seus olhos.
E aqueles profanadores do NOME que não conheceram, nem santificaram o NOME JEOVÁ, serão envergonhados, confundidos e morrerão. Não é nenhum sábio ou filósofo humano que o diz, mas sim o próprio Senhor Jeová Deus na Sua Santa Palavra. Para confirmar queira ler na sua Bíblia J. F. de Almeida no Salmo 83:16-18: Encham-se de vergonha as suas faces, para que busquem o teu nome, Senhor. Confundam-se e assombrem-se perpetuamente; sejam envergonhados, e pereçam. Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de JEOVÁ, és o Altíssimo sobre toda a terra.
Tetragrama
O Tetragrama, que significa "de quatro letras", é o nome pessoal de Deus escrito em hebraico.


Compilação e conclusões de um cristão esclarecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário