quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ALARMANTE A POLUIÇÃO DOS OCEANOS!






ALARMANTE A POLUIÇÃO DOS OCEANOS!

Embora tenham uma grande capacidade de recuperação, as águas dos mares e oceanos, nas ultimas décadas têm sofrido um enorme processo de poluição.
Elas recebem uma grande quantidade de poluentes provenientes de várias regiões dos continentes, seja trazido pelos rios, seja despejados diretamente no oceano. Esses poluentes atingem com maior intensidade os litorais. Entre as causas de poluição dos oceanos, aquelas que causam maiores danos ao ambiente marinho e aos seres humanos são os esgotos e produtos químicos tóxicos e, ainda o petróleo. Diariamente os oceanos do mundo todo recebem milhões de toneladas de poluentes que provêm dos espaços urbanos e rurais. Tais poluentes são os esgotos e o lixo das cidades concentradas à beira mar, assim como os resíduos, trazidos pelos rios, de outras regiões povoadas do interior do continente. As águas marinhas recebem esgotos domésticos, industrias (que podem conter substâncias tóxicas) e também grandes quantidades de agrotóxico.
Também recebem lixo sólido como: Pneus, garrafas, latas, embalagens plásticas etc. Esse lixo se acumula nas praias ou é levado para o alto mar pelas correntes e marés. A intensa poluição dos oceanos tem causado sérios problemas ao meio ambiente e ao ser humano.  As praias, por exemplo, tornam-se impróprias para uso devido às sujeiras deixadas pelos seus freqüentadores. Além disso podem estar contaminadas por substâncias tóxicas lançadas pelos navios próximos à orla, ou ainda por microrganismos  transmissores de doenças presentes nas fezes de animais domésticos que freqüentam a praia. O petróleo é um dos grandes causadores da poluição dos mares e oceanos. A poluição por esse produto provém em geral, de vazamentos acidentais em petroleiros e oleodutos submarinos. Muitos petroleiros, após descarregarem nos portos, costumam lavar seus tanques, despejando a água suja de petróleo no mar. É por isso que as águas e praias próximas ás regiões de muito tráfego de navios petroleiros estão sempre poluídas com óleo.
A poluição dos mares por vazamentos acidentais dá origem às chamadas marés negras, grandes manchas de óleo que permanecem vários dias na superfície dos oceanos, impedindo a penetração dos raios solares no mar. Esse fato acaba destruindo os   plânctons  e provocando a morte de diversos seres marinhos. Por isso cuidado: Seu peixe pode estar contaminado. Resíduos químicos tais como: Cloro, mercúrio, cromo e chumbo, contaminam a fauna existente neste ambiente e, por conseguinte contamina os seres humanos que se alimentam dessa fauna. Tal contaminação atinge a base da cadeia alimentar marinha, plânctons servem de alimento a moluscos, crustáceos e pequenos peixes. Os peixes maiores que se alimentam desses seres também são afetados. Tal contaminação é cumulativa. Por essa razão, os peixes e outros animais que compõem o topo da cadeia alimentar marinha são os mais atingidos. Dessa forma, quando o ser humano consome peixes como o bacalhau, pode estar ingerindo um dos mais altos índices de resíduos químicos presentes na fauna marinha. Assim é importante que estejamos atentos não só à procedência dos peixes, mas à de todos os alimentos que ingerimos.  Esses tipos de resíduos, de acordo com a quantidade em que são ingeridos, agem no organismo humano como um poderoso veneno, atingindo o Cérbero, o fígado e outros órgãos, podendo até mesmo levar as pessoas  à morte.
Ainda que os governos e as organizações estão trabalhando cada vez mais para combater o lixo marinho, a iniciativa individual é uma melhor forma de eliminar a poluição dos mares e oceanos. Então o que eu posso fazer? Examine o seu estilo de vida para ver quanto lixo produz e para onde dele vai. Também quando na sua região alguém organizar uma limpeza de praia por exemplo, ofereça-se para participar.

Victor Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário