segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

EXISTEM APÓSTOLOS NOS NOSSOS DIAS?











EXISTEM APÓSTOLOS NOS NOSSOS DIAS?

       Em primeiro lugar queremos dizer que a palavra apóstolo nos dicionários quer dizer: Enviado. E diz também: Cada um dos 12 discípulos de Jesus. No entanto as Escrituras nos esclarecem cabalmente sobre o que significa apóstolo do ponto de vista do Altíssimo Deus. Devido a que o pecado entrou no mundo por causa do proceder errado do querubim que se tornou Satanás o Diabo, e do primeiro homem Adão, no Seu tempo devido, Deus enviou um Apóstolo para tentar aproximar o homem do seu Criador e tirar o pecado do mundo. Um Apóstolo?
- Sim! Um Apóstolo, um enviado muito especial, o seu próprio Amado Filho! As Escrituras dizem isso? – Sim! Leia Hebreus, Capítulo 3:1-5: Pelo que, santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus, como ele foi fiel ao que o constituiu, assim como também o foi Moisés em toda a casa de Deus. Pois ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. Porque toda casa é edificada por alguém, mas quem edificou todas as coisas é Deus. Moisés, na verdade, foi fiel em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança.
Assim o Apóstolo de Deus, Jesus Cristo, foi enviado para constituir uma Casa Espiritual, Congregação ou Igreja. Fiel ao Seu Pai que o constituiu Apóstolo, ele começou tal construção logo a partir do início do seu ministério terrestre. 
Veja Lucas 6:12-16:
Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus.
Depois do amanhecer, chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos: Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;
Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor. 
Assim como a casa de Deus do passado foi fundada sobre os doze filhos de Jacó ou Israel, assim a Casa Espiritual de Deus edificada por Jesus teria também 12 fundamentos: Os seus doze Apóstolos. Era uma grande responsabilidade para Jesus Cristo escolher e nomear seus Apóstolos, por isso ele passou a noite toda orando ao Pai. Isto para mostrar que para alguém ser Apóstolo tem que ter a aprovação do Altíssimo Deus e do Seu Apóstolo Principal Jesus. Sabemos que um desses Apóstolos usou o seu livre-arbítrio para trair o seu Senhor e Mestre. Como a Casa Espiritual teria de ter os seus doze fundamentos, mais tarde após a ascensão aos Céus do seu Senhor os 11 apóstolos fieis sentiram a necessidade de substituir a traidor Judas Iscariotes por um outro apóstolo. Queira ler Atos 1:23-26 onde Pedro diz:
Porquanto no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite; e: Tome outro o seu ministério. É necessário, pois, que dos varões que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus andou entre nós, começando desde o batismo de João até o dia em que dentre nós foi levado para cima, um deles se torne testemunha conosco da sua ressurreição. E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias. E orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces os corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido para tomar o lugar neste ministério e apostolado, do qual Judas se desviou para ir ao seu próprio lugar. Então deitaram sortes a respeito deles e caiu a sorte sobre Matias, e por voto comum foi ele contado com os onze apóstolos.
Debaixo de oração foi escolhido Matias para ocupar o lugar de Judas. Assim a Casa Espiritual constituída por Jesus já estava preparada para receber o prometido Espírito Santo que iria ajudar os Apóstolos a cumprirem com a sua missão de Pregar e Anunciar o Evangelho ou as Boas Novas do Reino de Deus. Através do relato de Lucas nos Atos dos Apóstolos podemos ver como essa Força Divina ajudou realmente os apóstolos e discípulos a enfrentar a grande onda de perseguição infligida pelos líderes religiosos judaicos. Alguns discípulos se destacaram no serviço de Deus tais como Estêvão, mas nunca foram considerados Apóstolos. Após o assassinato de Estêvão, um dos maiores perseguidores dos Apóstolos, Saulo de Tarso, (Paulo) foi escolhido e nomeado por Jesus Cristo glorificado, como Apóstolo às Nações. Leia em 1 Cor. 15:3-10 o que ele escreveu sobre isso: Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras; que apareceu a Cefas (Pedro), e depois aos doze; depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram (na morte); depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos; e por derradeiro de todos apareceu também a mim, como a um abortivo. Pois eu sou o menor dos apóstolos, que nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a congregação de Deus. 
Veja que embora Paulo fosse o maior dos apóstolos devido à sua atividade cristã, nunca se contou entre os doze e ainda mais, ele diz que é o menor dos Apóstolos. Que humildade, não é verdade? Outro aspecto que lemos no relato acima é quando fala de Tiago. Ora Tiago não era um dos 12? Não era o irmão de João?  Sim, mas esse apóstolo tinha sido passado ao fio da espada por Herodes. Confira isso em Atos 12:1, 2: Por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar;e matou à espada Tiago, irmão de João
O Tiago a quem Jesus apareceu não fazia parte dos doze, portanto não era apóstolo. Então quem era ele? Leia Gálatas 1:18,19: Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias. Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. Este Tiago era meio irmão carnal de Jesus (Marcos 6:3) e chegou a ser um membro importante da congregação de Jerusalém, a um momento dado ele presidia às reuniões dos apóstolos e discípulos (Atos 15:13-29), ele também escreveu a carta que leva o seu nome. Veja o que diz Tiago 1:1:
Tiago, escravo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que estão espalhadas. Cumprimentos!
Notou a humildade de Tiago? Sendo da família carnal de Jesus ele não fala disso, nem se intitula Apóstolo, mas diz: Escravo de Deus e do Senhor Jesus Cristo.
Hoje em dia existem pessoas que se dizem servos e servas de Deus e se intitulam, bispos, bispas, pastores, pastoras e até apóstolos! 
Lembremo-nos de que devido à perseguição, com o tempo os apóstolos foram morrendo, mas nas Escrituras não se fala que eles foram substituídos. Os 12 Apóstolos, colunas ou fundamentos da Casa Espiritual já estão constituídos sobre o alicerce Jesus Cristo como nos diz Efésios 2:19-22: Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.
Assim estando já completada a Casa não se necessita de mais Apóstolos ou Colunas para tal Casa.
Qualquer pessoa que se intitular apóstolo é falso, presunçoso, pois Deus não o enviou! Já no tempo de Paulo em Corinto havia alguns homens que se intitulavam apóstolos, querem ver como Paulo lidou com a situação? Leia todo o capítulo de 2 Cor. 11 que diz: Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; pois vos desposei com um só Esposo, Cristo, para vos apresentar a ele como virgem pura. Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais! Ora, julgo que em nada tenho sido inferior aos vossos superfinos apóstolos.  Pois ainda que seja rude na palavra, certamente não o sou no conhecimento; antes, por todos os modos, isto vos temos demonstrado em tudo.  Pequei porventura, humilhando-me a mim mesmo, para que vós fôsseis exaltados, porque de graça vos anunciei o evangelho de Deus? Será porque não vos amo? Deus o sabe. Ora, o que faço e ainda farei, a fim de decepar o pretexto aos que buscam ocasião para serem achados iguais a nós no cargo de que se jactam. Pois tais homens são falsos apóstolos, trabalhadores fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. Outra vez digo: ninguém me julgue insensato; mas se assim pensais, recebei-me como insensato mesmo, para que eu também me glorie um pouco.  São hebreus? Também eu; são israelitas? Também eu. Eles são descendência de Abraão? Também eu. São ministros de Cristo? Falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez. Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as congregações. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? Se é preciso gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto.
Através desta leitura podemos ver o que foi o grande Apóstolo Paulo, mas que se considerava apenas como o menor dos Apóstolos. Como vimos lá naquele tempo alguns já se intitulavam Apóstolos, sem que tivessem sido escolhidos, enviados e nomeados pelo Altíssimo Deus ou pelo seu Filho Amado. Portanto para concluirmos queremos apenas dizer que se hoje em dia alguém se intitular Apóstolo só pode ser como disse Paulo: “Falso Apóstolo”. - Pois tais homens são falsos apóstolos, trabalhadores fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. Alguns que se chamam Apóstolos hoje em dia, pregam um Cristo diferente, como aqueles lá em Corinto. Pregam um Cristo que para eles é Deus fazendo parte duma Trindade, mas isso as Escrituras não ensinam. Desse modo não nos deixemos enganar por tais falsos apóstolos, como lá em Corinto alguns se deixarem enganar, ao contrário continuemos seguindo os passos do maior enviado por Deus o Apóstolo Jesus Cristo tendo como exemplo a atuação dos verdadeiros Apóstolos! – 1 Coríntios 11:1 diz: Tornai-vos meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.

Compilação e conclusão:

Victor Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário