quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PODE ALGUÉM IR E VOLTAR DO INFERNO?




PODE ALGUÉM IR E VOLTAR DO INFERNO?

A Palavra Inferno é definida nos dicionários desta forma:
1. Lugar subterrâneo em que habitavam as almas dos mortos.
2. Segundo o cristianismo, lugar destinado ao suplício das almas dos condenados e onde habitam os demônios.
3. Os demônios.
4. Tormento, martírio atroz.
A cristandade também afirma que quem entra no inferno, nunca poderá sair, fica lá por toda a eternidade. Ensina a Escritura Sagrada a existência de um inferno de fogo para atormentar as almas dos maus por toda a eternidade?
A palavra inferno aparece em numerosas versões da Bíblia. Por outro lado algumas traduções recentes preferem "sepultura" ou "morada dos mortos". Outras versões transcrevem os termos originais e os deixam no nosso alfabeto sem os traduzir. Quais são tais termos? - O hebraico Seol e o seu equivalente grego, Hades que designam, não uma sepultura individual, mas a sepultura comum da humanidade. Há ainda a palavra grega Geena (Mat. 10:28) que é símbolo de destruição eterna ou a segunda morte, bem como Tártaro (2 Pedro 2:4) que significa a condição rebaixada dos anjos que pecaram, os demônios.
Sofrem os mortos que vão para o Seol (Inferno em algumas versões da Bíblia)?
Vejamos o que diz Eclesiastes 9:5,10: Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
Também o Salmo 146:4 diz: Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há auxílio. Sai-lhe o espírito, e ele volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos
Espírito aqui quer dizer a força de vida presente nas células do corpo e não uma alma que vagueia por aí até chegar ao céu, purgatório ou inferno. O texto é bem claro: "naquele dia perecem seus pensamentos", sendo assim não poderá sofrer tormentos. Aliás, em Ezequiel 18:4 diz que a alma morre: Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.
Porque existe então tanta confusão sobre as palavras originais traduzidas por inferno?
1º - A falta de coerência dos tradutores, a mesma palavra foi vertida por vários termos. Seol e Hades foram traduzidas por: Morada dos mortos, sepultura, morada subterrânea, fundo da terra e inferno. Portanto essas duas palavras querem sempre dizer sepultura. Veja Jonas 2:1-3 que diz segundo a versão J. F. de Almeida:
E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, lá das entranhas do peixe; e disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno (Seol - Gospel Digital) gritei, e tu ouviste a minha voz. Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim. Assim o Inferno ou Seol onde esteve Jonas era o ventre do peixe que em vez de ter fogo, tinha mares, correntes de águas e vagas. Se o grande peixe não tivesse vomitado Jonas, a barriga dele teria sido a sepultura (ou o Seol) do profeta.
2º - Muitos tradutores deixaram que suas crenças pessoais influenciassem os seus trabalhos, por essa razão não foram conseqüentes na sua maneira de traduzir os termos originais.
Por outro lado há traduções que são coerentes em muitas passagens das Escrituras, por exemplo a versão Gospel Digital traduz a palavra Seol por Hades quase sempre. Vejamos Atos 2:28-31 que nos diz: Irmãos, seja-me permitido dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que faria sentar sobre o seu trono um dos seus descendentes - prevendo isto, Davi falou da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu a corrupção. Ora, a este Jesus, Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas.
No seu discurso o apóstolo Pedro falando de Davi, cita o Salmo 16:10 que diz:
Pois não deixarás a minha alma no Seol, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
A versão J. F. de Almeida em Atos 2:28-31 usa a palavra Hades tal como a Gospel, mas no Salmo 16:10 traduz Seol por Inferno. Que falta de  coerência! Outra incoerência se encontra em Mateus 16:18 que diz: Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e os portões do Inferno (Hades - Gospel Digital)  não prevalecerão contra ela;
Analisando bem os textos acima transcritos, se o Hades ou Seol fosse um lago de fogo e enxofre onde as almas são atormentadas e que os que entram lá não podem mais sair, então Jesus após a sua morte esteve no Inferno e saiu de lá. Era Jesus mau, para ir para o Inferno? O Credo católico nos dá a solução  sobre este assunto, pois diz: ... "Jesus foi morto, crucificado, desceu aos infernos e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos." Entendemos que Jesus foi morto, sepultado no Hades (Infernos ou Sepultura comum da humanidade) e ao terceiro dia foi ressuscitado dentre os mortos. Assim será também com a sua Igreja, os portões do Hades não prevalecerão contra ela pois o seu Senhor a ressuscitará dentre o mortos.
Outra má tradução é a da palavra hebraica Nephesh e da grega Psykhé, alguns tradutores as traduzem por alma em alguns lugares e em outros por espírito, daí a confusão que leva muitos a dizerem que a alma é o nosso espírito que é imortal.
 No entanto estas duas palavras traduzidas alma, significam: Pessoa, Vida, ou mesmo Sangue. Quando se diz que Jesus deu a sua alma em sacrifício na estaca de tortura quer dizer que deu a sua vida ou o seu sangue. Quando diz que não se deixou a sua alma no Hades, quer dizer que o homem Jesus, foi ressuscitado.
 E não é verdade que o homem Adão foi feito alma vivente? Confira em Gênesis 2:7 que diz: E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.
Como vimos Adão era uma alma, não tinha uma alma. Após o pecado a Alma Adão foi condenada à morte, como diz Gênesis 3:19: Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.
930 anos mais tarde a Alma Adão morreu. Por isso Ezequiel 18:4 é coerente com isso quando diz: ... a alma que pecar, essa morrerá.
Assim esse negócio de os humanos possuírem uma alma ou um espírito imortal que se separa do corpo, por ocasião da morte, não é ensinado nas Escrituras, antes faz parte dos ensinos do filósofo grego Platão que existiu 350 anos antes de Jesus vir à Terra.
A doutrina do Inferno de fogo é baseada nas crenças babilônicas e assírias dos tempos antigos. Mesmo o Budismo que foi criado no sexto século antes de Cristo ensina que existe um inferno ardente e um inferno frio. Pinturas sobre o inferno que se podem ver em certas igrejas católicas italianas são de inspiração etrusca.
 Portanto sendo o inferno bíblico, apenas a sepultura comum de toda a humanidade, os bilhões de pessoas que morreram e foram sepultadas, um dia poderão sair de lá. Não foi um homem comum, um teólogo ou filósofo que inventou isso. Abra a sua Bíblia e leia João 5:28 e 29: Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros (Túmulos memoriais - NM) ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Por meio da ressurreição geral dos mortos, o Seol, o Hades, o inferno bíblico, os  sepulcros, os túmulos memoriais ou seja a sepultura comum da humanidade será esvaziada, em outras palavras, os que um dia entraram lá, sairão. Jesus confirmou isso por ocasião da ressurreição de Lázaro dizendo a Marta o que está escrito em João 11:25,26: Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?
Sim Senhor Jesus, eu creio firme como rocha que essas suas palavras se cumprirão em breve. Dessa maneira, muitas pessoas mansas que já morreram, voltarão. E muitas pessoas mansas que vivem nunca morrerão. E como o Senhor disse, conforme registrado em João 17:3 terão a vida eterna. Tal vida será usufruída aqui mesmo nesta Terra tal como o Senhor disse no seu sermão do monte e registrado em Mateus 5:5: Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
Também creio firme como rocha que isso se cumprirá quando a vontade do seu Pai Celestial for feita na Terra como está sendo feita no céu. 
O Senhor, na oração-modelo que ensinou aos seus discípulos frisou bem isso, conforme registrado em Mateus 6:9,10: Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

VEM SENHOR JESUS E COMO REI REINANTE FAÇA A VONTADE DO SEU PAI, ASSIM NA TERRA COMO ESTÁ SENDO FEITA NO CÉU!!!

Complilação e conclusões de um Cristão esclarecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário