quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

QUE ESPÉCIE DE PORTUGUÊS SE USA NO BRASIL?





QUE ESPÉCIE DE PORTUGUÊS SE USA NO BRASIL?

Português de origem? Português de Portugal? Português do Brasil? 
Os nossos alunos das escolas públicas e até privadas estão muito confusos. Por isso não é de admirar que muitos cheguem à sexta série e mal sabem ler e escrever. Na aula o professor ensina que nas línguas latinas o h é mudo e dá como exemplos: Harmonia, Hotel, Haver e etc. Eu sou professor de francês e espanhol e ensino o mesmo. Numa das minhas aulas de francês um aluno brasileiro de 25 anos queria ler “alta”, “haute” em francês e leu “Raute”, eu tentei corrigi-lo e ele falou: No Brasil quando a palavra começa com H se lê R, como Ronda, Rickman, Ritler, Randebol. E eu continuei: Rotel, Rarmonia, Raver, e agora que fazemos? Ele não soube responder. Temos de ser coerentes não é verdade? Então eu expliquei que no Brasil há a tendência de se imitar os americanos, mas ainda assim está errado! O H do inglês sai do fundo da garganta e não do alto da garganta. Por exemplo, se você quer dizer OI em inglês, você diz HI, do fundo da garganta, e não RI do alto da garganta. Sei que muitos dos nossos professores de português ensinam corretamente. Mas o aluno quando liga a TV ouve os grandes  apresentadores, cantores e  políticos falarem errado e logo vão imitar. Porque é mais fácil imitar o que é errado do que o que é certo. A mesma coisa de dá com os verbos, nas aulas durante 6 anos o professor ensina a conjugar o verbo ir na 1ª pessoa do plural como: “nós vamos”, o aluno chega na sua comunidade e lá aprende “nóis vai”, “nóis come”, “nóis entra” e etc. A tendência no Brasil é também criar novos verbos como  “Xerocar”, “Fofocar”,“Malufar” e etc. A propósito deste último verbo leia a piada:
- Dia destes, Paulo Maluf, eternamente em campanha, vai visitar uma escola da periferia. Ao passar diante de uma das classes, ele ouve a garotada debruçada na carteira, escrevendo e falando ao mesmo tempo: - Eu malufo, tu malufas, ele malufa, nós malufamos... Impressionado, ele vira-se para a diretora e observa:
- Você deve estar orgulhosa destes meninos! Eles são ótimos!
- Nem todos - desconversa a diretora. - Nem todos! Outro dia pegamos um deles malufando um refrigerante da cantina.
 Se estas aberrações continuarem eu sugiro que se crie uma língua brasileira única, em vez de chamá-la de português, porque em breve, de português não terá mais nada!
Aproveito par dar os Parabéns aos nossos professores que embora mal remunerados e em péssimas condições de trabalho continuam dando o seu melhor para ensinar corretamente seus alunos!

Victor Alexandre



Nenhum comentário:

Postar um comentário