domingo, 23 de dezembro de 2012

O QUE É O ESPÍRITO SANTO?







O QUE É O ESPÍRITO SANTO?

           Esta gravura mostra o ocasião em que em que os 120 discípulos de Jesus recebem o Espírito Santo por meio de línguas de fogo. Leitor queira conferir o texto de Atos dos Apóstolos no capítulo 2  e até ao versículo 4.
Então o que é realmente o Espírito Santo?
        Um exame dos textos das Escrituras onde se fala do Espírito Santo revela que alguém pode estar “cheio”, “batizado” e “ungido” com Espírito Santo. Por exemplo, vejamos Lucas 1:41,42: Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!
Temos também Mateus 3:11: Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.
E ainda Atos 10:38: ... concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele.
Como vemos nenhuma destas expressões seriam corretas se o Espírito Santo fosse uma pessoa.
Por outro lado Jesus fala de um Ajudador (Parakletos em grego) que ensina, consola, faz lembrar, fala, ouve e dá testemunho. Transcrevemos alguns textos do evangelho de João, por exemplo 14:16,17,26; 15:26 e 16:13 que dizem: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. / Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; / Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Não provam todas estas expressões que O Espírito Santo é uma pessoa?
- Não, se compararmos todos os textos onde se fala do Espírito Santo.
Abra a sua Bíblia em Lucas 11:19, 20 e veja o que Jesus diz a respeito de expulsar demônios: E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos filhos? Por isso eles mesmos serão os vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, logo é chegado a vós o reino de Deus.
Como vimos Jesus expulsava os demônios pelo dedo de Deus. Mas o que é o dedo de Deus? Certamente um dedo não é uma pessoa, é apenas um membro que pode realizar muitas coisas.
Para saber o que realmente o que é esse dedo de Deus, analise o relato paralelo em Mateus 12:27, 28 que diz: E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes. Mas, se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demônios, logo é chegado a vós o reino de Deus.
Comparando os dois textos aprendemos que o dedo de Deus é o Espírito Santo de Deus.
Ora assim como um dedo não é uma pessoa, tão pouco o Espírito Santo é uma pessoa.
Então o que é realmente o Espírito Santo de Deus?
É uma poderosa força que emana do Altíssimo para cumprir a Sua Santa vontade.
Par provar que é assim leia os seguintes textos:
Primeiro, Salmo 104:29,30: Esconde-se o teu rosto, ficam perturbados; se lhes tiras a respiração, morrem, e voltam para o seu pó. Se envias o teu Espírito, são criados; e assim renovas a face da terra.
Assim para recriar as pessoas que morreram e para renovar a face da terra só a poderosa força divina, o Seu Espírito, poderá realizar tal coisa. Segundo, 2 Pedro 1:20,21: ...sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.
Para produzir as harmoniosas e poderosas Escrituras Sagradas, só uma força poderosa podia inspirar 40 homens diferentes que viveram em épocas diferentes e que escreveram em línguas diferentes. E ainda com tantos ataques que as Escrituras sofreram através dos tempos, elas chegaram intactas aos nossos dias. Só a poderosa força divina, o Seu Espírito Santo conseguiu realizar tal preservação das Escrituras.
Terceiro, Atos 4:31: E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus.
Para fazer tremer o lugar onde estavam reunidos e impeli-los a anunciar o evangelho com intrepidez, Deus enviou Seu Espírito Santo, ou a sua força ativa.
Mas então porque se insiste tanto em dizer que o Espírito Santo é uma pessoa? Alguns até oram ao Espírito Santo! Que erro! Na questão das orações, as Escrituras são bem claras, devem ser sempre dirigidas ao Pai (Mateus 6:9,10) e sempre no nome do Filho.(João 16:23,24)
 Bem, a razão de se dizer que o Espírito Santo é uma pessoa é culpa de um cristão apóstata que viveu no terceiro século da nossa era. Seu nome era Atanásio e ele criou a doutrina não bíblica da Santíssima Trindade. É por isso que tal ensino é chamado Credo Atanasiano.
Os cristãos que se mantiveram fieis ao ensino Sagrado eram liderados por um cristão fiel de nome Ário que se opôs denodadamente à doutrina de Atanásio. Chegou mesmo a haver luta armada em Roma entre os dois campos, foi aí que o Imperador Constantino o Grande interveio e convocou em 325 E.C o célebre Concílio de Nicéia. Neste concilio foi aprovado pelo imperador romano, que não era cristão batizado, o Credo Atanasiano como a doutrina principal da Igreja Católica Romana.
O que aconteceu com Ário e aqueles que o seguiam?  - Como era de esperar foram presos, torturados e executados tal como o seu Mestre Jesus Cristo!
O credo atanasiano consiste no seguinte: O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus, contudo não são três Deuses, mas um Só Deus. Três pessoas distintas, mas um só Deus. Difícil de entender não é? Para já é um erro de matemática. Três coisas distintas, são três e nunca uma.
Pois nem a palavra Trindade, nem a idéia de Deus ser uma Trindade, existem nas Escrituras Sagradas.  Como vimos a doutrina da Trindade não se origina do Espírito de Deus que inspirou as Escrituras, mas é ensino do homem Atanásio.
Para concluir porque não acompanhar Estevão indo lá ao Céu e tirar esse assunto a limpo?
Leia Atos 7:55,56 que diz: Mas ele, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus,
 e disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé à direita de Deus.
Estevão que estava na terra, cheio do Espírito Santo teve uma visão do Céu aberto e viu duas pessoas diferentes: O Filho em pé à direita do Pai. Ele viu lá no Céu duas pessoas e não três. Como vimos, nem Jesus é Deus, nem o Espírito Santo é Deus, nem os três são um.
Assim, o Espírito Santo não é uma pessoa, mas sim a poderosa força ativa de Deus.

Compilação e conclusão de Victor Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário