quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

UM DIA FALTARÁ A ÁGUA NO BRASIL?

                       

 UM DIA FALTARÁ A ÁGUA NO BRASIL?

A maior bacia fluvial do mundo encontra-se na Amazônia. Sim o Brasil possui muita água, mas, ainda maiores do que as reservas são as taxas de desperdício, avaliadas em 40% só na rede pública. Essa ilusão de abundância é a péssima gestão dos recursos hídricos.
Por exemplo, o Estado de São Paulo recebe muitas chuvas, tem rios, mas vive falta de água crônica. Periodicamente as torneiras paulistas ficam secas. A demanda está sempre aumentando. A irrigação gasta 43% dos recursos, a indústria 32% e as cidades 25%.
Na região Norte, as reservas recebem mais agrotóxicos, mercúrio dos garimpos e lixo bruto.
Por exemplo, 63% dos 12.000 depósitos de lixo no Brasil estão em rios, lagoas, restingas. No Nordeste, barragens, açudes e represas armazenam muita água porém isso não tem melhorado a vida dos 17 milhões de sertanejos. As políticas de reciclagem da água usada ainda são muito tímidas. A maior estação de tratamento do Brasil, a de Barueri, (São Paulo), só agora começou a planejar a reciclagem. No entanto algumas experiências privadas deram certo: A Companhia Cacique de Café Solúvel em Londrina, e a Fiat, em Betim, conseguiram excelente economia de custo com a reciclagem das águas usadas. A civilização sempre dependeu da água. Hoje em dia é o contrário: A água é que dependerá do nosso grau de civilização. Dependerá de quanto estamos dispostos a pagar.
Hoje quando secam as torneiras na cidade grande, ninguém repara se alguém lava a calçada. No entanto tal atitude terá de mudar, porquê? Nos próximos 40 anos, 90% do crescimento populacional deverá se concentrar nas cidades. Como a agricultura consome dois terços  de toda a água de se tira da superfície e do subsolo, uma parte dos recursos da irrigação terá de ser desviada. Assim é natural que a água, alcance um valor de mercado igual ao do carvão, do petróleo ou da madeira. Aí todo o desperdício terá de ser punido pela legislação. Por essa razão é necessário desde já desenvolver um processo educacional, com esclarecimentos adequados, para pessoas aprenderem a racionalizar o uso da água. Porém, não confunda racionalizar, que significa saber usar, com racionar. Que é cortar o uso periodicamente como medida de economia.  Em 1996 uns cientistas suíços  deram o alerta: Se não tomarmos cuidado desde agora o ano 2050 será o ano mundial da sede. Isso devido ao aumento progressivo da população mundial  e à falta de programas de preservação. Para se evitar o desperdício de água é necessário mudar as mentalidades. É necessário que cada um de nós tenha a consciência da importância da água para o ser humano e faça o máximo para não a desperdiçar. Quais são   algumas formas de desperdício de água? 
1 - Banho demorado (90 a 100 litros) 
2 - Escovar os dentes com a torneira aberta (30 a 40 litros) 
3 - Pequenos vazamentos (90 litros ao dia) 
4 - Lavar o carro (600 litros).
Também faça todo o possível para não a poluir. Não jogue óleos de cozinha usados na pia. Junte e recicle-os. Há ainda gente que troca o óleo do carro e joga o usado nos bueiros. Isso é passível de multa, sendo considerado crime contra o meio ambiente. Não jogue lixo nos rios, lagoas e cachoeiras.  Lembre-se sempre que: ÁGUA É VIDA!
Assim Economize a sua Água!

  Compilação de Victor Alexandre!

Um comentário: