terça-feira, 6 de dezembro de 2011

É O NATAL UMA FESTA CRISTÃ?




É O NATAL UMA FESTA CRISTÃ?

A Cyclopédia de M’Clintock e Strong diz no volume 2 página 276:  A festa de Natal nunca foi prescrita por Deus. Não há nada no Novo Testamento, nem em nenhuma outra obra que permita de fixar exatamente o dia do nascimento de Cristo. Segundo Lucas 2:8-11 pastores ficavam de noite nos campos com os seus rebanhos. Ora quem conhece a Palestina sabe quem em Dezembro isso é impossível devido a que as temperaturas são negativas nessa época e, além disso, neva muito também. A The Encyclopedia Americana de 1977 diz no Volume VI página 666: A razão de se festejar o Natal em 25 de dezembro é muito escura, mas acredita-se geralmente que esse dia foi escolhido para coincidir com as festas pagãs que se realizavam por volta do Solstício de Inverno (Hemisfério Norte), quando os dias começam a crescer, para celebrar a renascença do sol. As Saturnais romanas se situavam nesta época e estima-se que certos costumes de Natal têm sua origem nesta antiga celebração pagã. E New Catholic Encyclopédia de 1967 diz no Volume III pág. 656: A data no nascimento de Cristo foi fixada no Solstício de inverno porque nesse dia o sol começa a sua volta para o céu setentrional, os devotos fieis de Mithra celebravam o dies Natalis Solis Invictis (nascença do Sol Invencível) Em 25 de dezembro de 274, Aurélio proclamava o deus-sol como o principal deus protetor do império e lhe dedicou um templo no campo Martius. O Natal nasceu em uma época em que o culto do sol era muito próspero em Roma.
Como vimos as Festas de Natal não têm nenhuma base nas Escrituras. Em 325, no célebre Concílio de Nicéia o Imperador Constantino, o Grande, fundou a Igreja Católica Romana, ele não era cristão, mas sim ferrenho adorador do deus Sol. Nesse Concilio muitas doutrinas e costumes pagãos foram adaptados ao cristianismo, já apóstata. A doutrina da Trindade conhecida como Credo Atanasiano passou a ser a doutrina principal da Igreja Católica, o primeiro dia da semana que era o dia do Sol passou a ser domingo, o dia do Senhor; as Saturnais passaram a ser o Natal, e Easter a festa da fertilidade, com seus coelhos e ovos, passou a ser a páscoa da ressurreição. Ainda falando sobre a festa do Natal, que embora não seja cristã, ela tem o bom lado das coisas. Com o decorrer dos séculos passou a ser a festa da família, ora isso é realmente importante. Quando as famílias se reúnem para uma ou mais refeições, os laços familiares se estreitam, diferenças e desavenças que aconteceram ao longo do ano, são sanadas e perdoadas. Nesta época do ano pessoas e organizações aproveitam as Festas para fazerem o bem aos necessitados. Alimentos e brinquedos são assim distribuídos aos pobres. Embora isso seja, nessa área, apenas uma gota de água no oceano, ao menos já é qualquer coisa. Mesmo muitos políticos participam em tais distribuições, que a maior parte das vezes apenas tem o objetivo de granjear votos.
Aqui há uns anos em Brasília, o senhor José Roberto Arruda, ex-governador do DF, falou que os milhões que recebeu não tinham nada a ver com corrupção, mas eram para uma grande compra de Panetonnes para distribuir aos pobres. Este político é muito cara de pau! Que gosto terá para ele o Panetonne que comerá no Natal? E aqueles outros, caras de pau, que oraram a Deus, depois de participarem da corrupção! Todo o dinheiro que em Brasília passa nas malas, nos malões e até na cueca, se fosse realmente distribuidos aos que são realmente pobres, dariam bem para que estes tivessem umas festas de família realmente felizes. Sabemos que muitos não têm teto nem alimentos para poderem festejar como todo o mundo. Amigo leitor aproveite estas festas para fazer bem sem olhar a quem! E ao longo do ano faça o mesmo!

Victor Alexandre.












Nenhum comentário:

Postar um comentário