sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

PODE O CRISTÃO TOMAR VINHO?


PODE O CRISTÃO TOMAR VINHO?
Segundo o ensino de certas igrejas, não pode. E quando da ceia do Senhor servem refrigerante no lugar de vinho. Porém, que diz a Bíblia sobre o assunto? Logo em Gênesis 9:20-21 diz: E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha. Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda. Como lemos, foi Noé que inventou o vinho. E foi o primeiro homem a se embriagar. Sendo produto da terra que Deus criou, tudo o relacionado à vinha é bom! O problema é o mau uso daquilo que Deus criou. Isso serve para o vinho como para muitas outras coisas! Porque também segundo a Escritura o vinho é bom. Veja o Salmo 104:15 que diz: Fazes crescer erva para os animais, e a verdura para uso do homem, de sorte que da terra tire o alimento,o vinho que alegra o seu coração, o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que lhe fortalece o coração. Entre os produtos da terra que Deus faz crescer está o  vinho que “alegra o coração do homem”. Viajamos no tempo até ao Egito ao dia 14 de Nisã de 1513 A.C. Na noite desse dia os israelitas que eram escravos no Egito comeram uma ceia que era composta de cordeiro assado, pão sem fermento e ervas amargas. Foi uma ceia de Libertação, pois após a refeição enquanto os egípcios choravam a morte dos seus primogênitos, o povo de Israel saiu da escravidão em direção à liberdade, à Terra Prometida. Segundo as instruções de Deus mediante Moisés, a partir dessa data os israelitas anualmente comiam a mesma refeição, mais tarde foi acrescentado o vinho tinto. Celebrando a passagem do Anjo naquela noite essa Ceia foi chamada de Páscoa. Viajamos mais ou menos 1546 anos no tempo e chegamos ao ano 33 da E.C.. Era o dia 14 de Nisã e Jesus Cristo deu algumas instruções aos seus apóstolos que vamos transcrever como está escrito em Mateus 26:17-30: Ora, no primeiro dia dos pães não fermentados, vieram os discípulos a Jesus, e perguntaram: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa? Respondeu ele: Ide à cidade a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a páscoa com os meus discípulos.
E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa. Ao anoitecer reclinou-se à mesa com os doze discípulos; e, enquanto comiam, disse: Em verdade vos digo que um de vós  me trairá.E eles, profundamente contristados, começaram cada um  a perguntar-lhe: Porventura sou eu, Senhor?
Respondeu ele: O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá.
Em verdade o Filho do homem vai, conforme está escrito a seu respeito; mas ai daquele por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido.Também Judas, que o traía, perguntou: Porventura sou eu, Rabi?
Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste.
Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto significa o meu corpo. E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; pois isto significa meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados.
Mas digo-vos que desde agora não mais beberei deste fruto da videira até aquele dia em que convosco o beba novo, no reino de meu Pai.
E tendo cantado um hino, saíram para o Monte das Oliveiras.
Através do relato aprendemos algumas coisas interessantes. Por exemplo Jesus mandou os seus discípulos prepararem a Ceia da Páscoa. Entre outras coisas tiveram de comprar vinho que naquele tempo se vendia em todas as lojas. Aprendemos também que o pão e o vinho servidos aos seus discípulos eram emblemas do seu corpo e do seu sangue. Quando Jesus falou que doravante não beberia mais do fruto da videira, mostrou que como todo o judeu, nas refeições normais ele tomava vinho. Não devemos esquecer que o primeiro milagre de Jesus se deu em Caná durante uma festa de casamento. Ali ele transformou água em vinho conforme está registrado no evangelho de João capítulo 2. Sabemos que o vinho tem propriedades medicinais. Em Lucas capitulo 10 se fala da parábola do bom samaritano que acudiu um judeu que tinha sido assaltado e espancado e que lhe atou as feridas com azeite e vinho, Lucas que era médico ressaltou este aspecto.
 Também no tempo do apóstolo Paulo, seu companheiro Timóteo sofria do estômago então Paulo o aconselhou como está escrito em 1 Timóteo 5:23 que nos diz: Não bebas mais água só, mas usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. Timóteo que era grego não tinha o hábito de tomar vinho às refeições como os judeus, por isso Paulo lhe deu tal conselho. Diga-me amigo leitor, se fosse pecado o cristão tomar vinho o seu amigo e pai espiritual lhe daria tal conselho?
Portanto assim com Jesus e os judeus dos seus dias tomavam vinho nós cristãos hoje também podemos tomar vinho. Mas, atenção, lembra o uso errado do vinho que fez Noé? Embriagou-se não é verdade. Portanto o que está errado é a embriaguês. Já no tempo do Israel antigo a embriaguês era condenada, veja o que diz em Provérbios 23:21 que diz: Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem.
O que dizem as Escrituras sobre a embriaguês para os cristãos? Falando sobre aqueles que teriam responsabilidades na congregação Paulo diz: Da mesma forma os diáconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância.
Paulo também falou sobre as conseqüências perante Deus embriaguês em geral, isso está registrado em 1 Coríntios 6:9,10 - Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
Se o verdadeiro cristão se deixar guiar pelo Espírito de Deus, embora tome um pouco de vinho nunca se embriagará, pois terá domínio próprio. Veja o que nos diz Paulo em Gálatas 5:22 - Mas os frutos do Espírito são: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.
Em conclusão: As Escrituras não proíbem o cristão de tomar vinho, mas sim a embriaguês. Se o amigo ou a amiga gosta de tomar um pouco de vinho à refeição, pode tomar sim. E se o seu pastor lhe disser que é pecado responda com os argumentos acima especialmente o texto de Gálatas 5:23: Não bebas mais água só, mas usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.





Nenhum comentário:

Postar um comentário