A PROPAGANDA FAZ A CABEÇA DAS PESSOAS?
É verdade que para vender os seus produtos, o produtor e o comerciante têm de fazer propaganda. Em uma reunião um adepto da propaganda falou sobre o ovo. Perguntou: qual é o ovo mais nutritivo? O ovo de pata ou o ovo de galinha? Alguém respondeu: o mais nutritivo é o ovo de pata. O outro pergunta: então me digam porque o ovo de galinha que é menos nutritivo se vende muito mais, enquanto o de pata nem se ouve falar? Como ninguém respondesse, ele falou: cada vez que põe um ovo, a galinha faz uma propaganda danada, não é verdade? A pata nem pia quando bota ovo.
Bom até aí tudo bem, desde que a publicidade não seja enganosa. O que pode ser grave é a propaganda de idéias. Na propaganda de produtos você sabe que está vendo ou lendo uma propaganda. Porém a propaganda de idéias aparece quase sempre disfarçada. Um problema sério na propaganda é: quem faz propaganda tem algum interesse em jogo (dinheiro, poder ou qualquer outra coisa). O interesse em convencer as pessoas de que o seu produto ou a sua idéia é a melhor pode levar a mentiras ou a meias verdades. Por isso mesmo, o público deve estar de olhos e ouvidos bem abertos filtrando tudo o que entra na sua cabeça. Mas atenção: a principal característica da propaganda é não se dirigir ao raciocínio do público. Porque a razão discute, questiona se é vantajoso ou não. Mas a publicidade é antes de tudo dirigida à parte emocional do individuo, ao seu mundo de sensações e fantasias.
Temos o exemplo de se usarem mulheres mais ou menos despidas, para fazer propaganda de cervejas, viagens, carros etc. O mais grave ainda é a propaganda sobre o cigarro: mulheres e homens bonitos, carros velozes, asas-delta, aviões, luxo, riqueza, liberdade, dinheiro, emoção, aventura. Como vemos a propaganda se dirige ao que o ser humano sonha, tudo o que ele gostaria de ser ou ter. A propaganda liga tudo isso com a marca do cigarro. Se você fumar o cigarro anunciado, não vai ficar nem rico, nem bonito, nem arranja uma boa aventura. No máximo o que poderá arrumar é um belo câncer de pulmão. E com todos os outro produtos é mais ou menos assim. Um refrigerante pode matar a sede e se refrescante como afirma a publicidade, mas não é tão saudável quanto anunciam. Refrigerantes engordam e provocam caries.
Na propaganda de idéias, também se usa esse tipo de ligação mentirosa. Os políticos em época de eleição, saem beijando criancinhas, fazendo assim propaganda de si mesmos. Geralmente a idéia de que se alguém gosta de crianças só pode ser uma boa pessoa. Mesmo se não gostam disso, os políticos em geral beijam criancinhas para parecerem simpáticos. No entanto beijar crianças não tem nada a ver com a competência política. Porém, tal gesto influenciará os eleitores, sem que eles mesmos percebam. E há mulheres e homens políticos no nosso Brasil que são peritos neste subterfúgio e são eleitos a quase cada eleição.
Propaganda? Não temos nada contra, mas não nos deixaremos influenciar por ela.
Victor alexandre
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